PONTA PORÃ E PEDRO JUAN CABALLERO SE UNEM PARA O ENFRENTAMENTO CONTRA O COVID-19
Na quarta-feira, 22/04 por volta das 14h30 estiveram reunidos no Centro Internacional de Convenções de Ponta Porã-MS, o prefeito Hélio Peluffo Filho, Vereadores: Marcelino Nunes, Agnaldo Miudinho, Candido Gabinio, Rony Lino, Anny Espínola, Daniel Marques, Adãozinho Dauzacker, Nelly Abdulahad; o Secretário de Governo Eduardo Campos, Secretário Municipal de Saúde Dr. Patrick Derzi, Marluce Caimar, coordenadora de Vigilância Sanitária, a presidente da Associação Comercial de Ponta Porã (ACEPP) Fabrícia Dias, Luiz Carlos Sousa Santos, representante do comandante da GCMFron Juliano Luiz Perez Gomes, o presidente da Câmara de Indústria, Comércio Turismo e Serviços de Pedro Juan Caballero-PY, Víctor Hugo Barreto, que representou o governador do Departamento de Amambay-PY, o Intendente de Pedro Juan Caballero-PY José Carlos Acevedo.
Também participaram da reunião Bi-Nacional autoridades civis e sociedade organizada de Ponta Porã-MS e Pedro Juan Caballero-Paraguay para tratar de assuntos referentes abcriação de uma barreira sanitária que possa ter um local definido oficialmente, para registrar a entrada e saída de brasileiros e paraguaios na fronteira seca entre as duas cidades gêmeas, que precisam cruzar os dois lados da fronteira para trabalhar, estudar, realizar transações de compras e turismo, dentre outras atividades culturais que unem os povos de Ponta Porã-MS e Pedro Juan Caballero-PY, tudo isso em comum acordo entre os governos do Estado de Mato Grosso do Sul e o Departamento de Amambay-PY, que por se tratar de uma conurbação tem as suas. peculiaridades territoriais geográficas, econômicas e culturais.
Durante a reunião o prefeito Hélio Peluffo Filho destacou que está disposto a contribuir com a disponibilização da logística da Vigilância Sanitária do município, e que já manteve contato com o governador Reinaldo Azambuja que já deu o seu aval em disponibilizar efetivos do 4º Grupamento de Bombeiros Militares. Para atuarem no controle de entrada e saída de pessoas na fronteira entre os dois países, juntamente com os fiscais da Vigilância Sanitárias, que irão identificar pessoas, com possíveis sintomas, casos suspeitos e encaminhar pessoas para exames médicos que possam confirmar possíveis casos de pessoas contaminadas com a Covid-19, utilizando-se de Equipamentos como o termômetro digital à laser, testes rápidos, dentre outras tecnologias e logísticas disponíveis no município.
“Ponta Porã-MS, conta hoje com 15 leitos para internação no Hospital Regional e com vinte e cinco (25) aparelhos de respiração para atender pacientes que possam vir a serem entubados, devido a infecção causada pelo Covid-19”, disse o Secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi.